Desenvolvimento de métodos analíticos para a extração e pré-concentração de elementos tóxicos em amostras de alimentos, água e solo e determinação por espectrometria de emissão óptica com plasma induzido por micro-ondas
Este projeto visa desenvolver e avaliar métodos analíticos para a determinação de espécies inorgânicas em amostras de água, solo e vegetais comestíveis para avaliação da contaminação ambiental. A quantificação dos analitos presentes em concentração traço será realizada empregando estratégias de pré-concentração e extração com nanomateriais para adeterminação de espécies em concentração traço e para espécies empregando a espectrometriade emissão atômica com plasma induzido por micro-ondas. Estratégias quimiométricas serão aplicadas para um melhor planejamento dos experimentos e tratamento dos resultados obtidos.
Técnicas quimiometricas para avaliação de estresse ambiental em plantas através dos metabolitos secundários
As plantas possuem dois tipos de metabolismo: O primário, que produz metabolitos responsáveis pelo desenvolvimento e sobrevivência do vegetal e o secundário, cujos metabólitos produzidos são utilizados como estratégia de adaptação da planta com o meio em que estão inseridas. A presença e a quantidade dos metabólitos secundários são dependentes de fatores externos (ambientais) e internos (biológicos), como o tipo de material vegetal, predisposição genética de espécies de plantas, condições climáticas, composição do solo e estágio vegetativo. O objetivo do projeto é avaliar através de técnicas de análise multivariada a influencia de alguns fatores abióticos na biossíntese de metabolitos especiais.
Purificação de água potável de árias contaminadas pela industrialização e minas de urânio pesado no Brasil
Assim, este projeto em andamento focado no desenvolvimento do filtro híbrido altamente seletivo baseado em Carvão Ativado (CA) misturado com Nanoferritas (CoFe2O4) para remoção desses contaminantes pesados da água e possivelmente da gasolina, influenciaria diretamente a saúde e o bem-estar dos cidadãos locais. mas também impactaria fortemente a poluição ambiental naquela região, tornando a água potável mais acessível e utilizável. A futura produção e implementação do filtro sob medida ajudaria no tratamento de resíduos, atraindo investidores/empresas e promovendo o desenvolvimento económico da região.
IV Encontro do PPGQuim UFBA
22 de outubro de 2025
Não perca o IV Encontro do Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA, submissões de resumos até dia 22/09
XIII Congreso Argentino Química Analítica
12 de agosto de 2025
O GPQUAM esteve presente no XIII CAQA em San Miguel de Tucúman, Argentina, apresentando pôsteres e trabalhos orais
Congresso UFBA 2025
1 de setembro de 2025
O GPQUAM esteve presente no Congresso UFBA 2025 apresentando trabalhos orais dos nossos alunos de Iniciação científica
Palestra Compostos Fenólicos e Inteligência artificial
29 de agosto de 2025
O Prof. Dr. Fabio de S. Dias esteve na Universidade Federal de Sergipe apresentando uma palestra sobre os trabalhos que o GPQUAM desenvolveu
